Vamos continuar a viagem pelo mundo da meditação?
O primeiro passo para conseguires meditar é estares no Agora, é sentires o teu corpo neste momento.
Como podes fazer isso?
“Just Breath” Sentir o fluxo da respiração. Onde está a tua atenção, está a tua energia… Que zonas do teu corpo estão a solicitar mais energia?
Devemos reaprender a respirar pelo nariz e a utilizar o diafragma. Complexo? Nada disso, requer treino.
Outro grande desafio é que no lufa-lufa da rotina esquecemo-nos de parar e respirar verdadeiramente (respirarmos muito superficialmente), esquecemo-nos de sentir o nosso corpo e não escutamos o nosso interior.
Para quem gosta de ciência, a respiração diafragmática, tem uma explicação: ajuda a diminuir a frequência cardíaca, diminui a produção de hormonas que provocam stress. Mas porquê? Esta zona abdominal, tem bastantes nervos, mas vamos focar a nossa atenção num nervo craniano específico que praticamente “termina” aqui: o Nervo Vago. Sendo um dos principais componentes do sistema nervoso parassimpático que controla funções automáticas do organismo como a respiração, e também regula a frequência cardíaca e arterial.
Portanto, se o Nervo Vago é esta via de comunicação que transmite sinais do corpo para o cérebro, isso pode ter um impacto direto na mente, nos pensamentos e nas emoções.
Interessante não é? Mas agora fica melhor: nós através da respiração conseguimos “trabalhar” este nervo, gerindo melhor as emoções.
Eu fiquei maravilhada quando comecei a estudar, compreender e a sentir no meu corpo o poder da respiração. Como me ajuda neste processo de enraizamento do Agora e a controlar a ansiedade.
A mente realmente controla o corpo. E nós controlamos a mente. Nós nem imaginamos o poder da nossa mente